segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Yamaha XTZ 250 - 2011 -> O retorno da Ténéré

[Introdução]
E aí galera!! Bom... Venho hoje falar sobre a "ressureição" da Ténéré. Uma moto que fez e faz história por este "mundão"... Uma moto que apetece os olhos e corações dos amantes das Trails/Big Trails/Dakar e do moto turismo.

XTZ 250 Ténéré "ralando" na terra.


A Yamaha relançou no mercado brasileiro a Ténéré, inicialmente na versão 250cc, substituindo a Yamaha Lander. Veremos ao longo do texto que não existem muitas mudanças relevantes de um modelo para outro. Algumas sutilezas, podemos assim dizer. Daqui a pouco provavelmente teremos no nosso mercado a Ténéré nas versões 660cc e 1200Z(Super Ténéré).

Curiosidade: O nome "Ténéré" faz referência ao deserto de Ténéré localizado no centro-sul do Saara. Como esta moto fez história nos campeonatos do Rally Dakar, na oportunidade, foi batizada com este nome devido à etapa deste campeonato ter sido realizada em 1980 no deserto mencionado. Você pode conferir a história completa da Ténéré clicando aqui.

Nova Ténéré - Preta


[Aspectos Gerais]
Visualmente falando, podemos dividir aqui os motociclistas em dois grupos... Os da nova geração das motos, que adentraram no mundo das duas rodas após o ano 2000 e os saudosistas que conhecem as clássicas, desde a década de 70 até as motos atuais. Porque dessa divisão? Bom... Freud (leia-se "Froid") explica [ ;) - haha ]: Quem observa esta moto pela 1ª vez e está compreendido no grupo dos novos motociclista, creio que não estará acostumado com este conceito "Dakar" para uso urbano, pensando - "- Que p#rr@ é essa?". Já os conhecedores da antiga XT500~660 Ténéré estão acostumados com este estilo/design. De qualquer forma, este "sentimento visual" para ambos os grupos vai só até se acostumarem com a idéia. Tudo que vem da europa acaba sendo aceito aqui...
Bem... vamos ao que interessa. A nova XTZ 250 Ténéré foi uma moto formulada em cima da base da XTZ 250 Lander... por isso afirmei no ínicio não haver grandes mudanças. O legal é que a capacidade do tanque de combustível aumentou consideravelmente (de 11 litros para 16 litros) dando mais autonomia para viagens. A moto em si nos remete à viagens, vez que o conforto, sistema de iluminação e autonomia melhoraram.

Nova Ténéré - Branca


[Painel]
O painel é semelhante ao da nova Fazer com conta giros analógico e mostradores digitais. Na XTZ lander era todo digital. Este painel conta com mostrador de cristal liquido multifuncional com hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), mais hodômetro do combustível (F-TRIP), indicador do nível de combustível, relógio e tacômetro eletrônico analógico de excelente visualização, além de leds; indicador do neutro, farol alto, luz de direção e alerta do motor. Muito bom!

Detalhe: Painel XTZ Ténéré 250


[Sistema de Iluminação]
Olhando de frente chama a atenção o bloco ótico com dois multirefletores e lente em policarbonato que abriga duas parábolas com lâmpadas halógenas de 55 Watts. Ambas alojadas em uma semi-carenagem com pára-brisa que oferece proteção do vento, insetos, chuva, linhas de pipa e etc. O sistema de iluminação melhorou consideravelmente em relação à XTZ Lander que continha uma lâmpada de 35W. Na Ténéré são duas de 55 Watts.

Detalhe: Farol XTZ Ténéré 250


[Sistema de Freios]
Freio à disco dianteiro de 245 mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos – que teve seu poder de frenagem melhorado pela adoção de uma mangueira mais curta e com malha de cobre em sua extremidade junto ao calíper. Na traseira possui um disco de 203 mm de diâmetro. Este tipo de freio é muito eficiente e eficaz.

Detalhe: Freio traseiro XTZ Ténéré 250


[Propulsor]
O motor da Ténéré 250 é o mesmo que equipa a YS 250 Fazer, XTZ Lander 250, XTZ 250 Lander X... Um motor monocilíndrico de 250cm² que utiliza pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico com maior resistência e melhor dissipação do calor. A potência é de 21cv a 8000RPM. Alimentação por injeção eletrônica.

Detalhe: Motor XTZ Ténéré 250


[Ficha Técnica]
Ficha técnica - XTZ Ténéré 250


[Conclusão]
Bem pessoal... Fica aí a dica de uma moto versátil como opção para viagens e uso urbano. Disponível nas cores branca e preta (Preço sugerido: R$ 12.900,00).Ótima opção para primeira motocicleta, para poder desfrutar do prazer de pilotar uma moto, seja na estrada ou nas ruas da cidade. Confesso... pensei em comprar uma... mas é uma idéia a amadurecer... Abraço à todos.

[Vídeo oficial do lançamento]


Fontes: Lançamento: Nova Yamaha XTZ 250 TÉNÉRÉ 2011 | Fastmotos
Yamaha: Site oficial Ténéré

Nenhum comentário:

Postar um comentário