domingo, 18 de julho de 2010

Todo o saudosismo da honda CG - Uma moto que fez e faz história no Brasil

[Introdução]
Boa tarde pessoal. Tudo bem com vocês?
Hoje irei abordar a história da honda CG, que indiscutivelmente fez e faz parte da história das motocicletas no Brasil (são 34 anos de produção). Mesmo com toda concorrência existente hoje no mercado (fabricantes nacionais e "xing's lings" afins), ela ainda o domina. Ajuda na economia como moto de trabalho (muito utilizada por motoboys, moto táxi's e similares), e também utilizada por trabalhadores como meio de transporte e lazer.

[Honda no Brasil]

Como todos sabem, a Honda é uma fabricante japonesa de automóveis, motocicletas, motores de força e afins. A Honda Motor do Brasil começou a funcionar em 26 de outubro de 1971 importando e distribuindo dos produtos Honda no País. A príncipio eram apenas motocicletas e dois anos mais tarde também produtos de força.
Em 1974, a Honda adquiriu um terreno de 1 milhão e 700 mil metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motocicletas. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas, o que forçou a Honda a antecipar seu projeto e construir sua fábrica em Manaus -AM. A grande vantagem desta fábrica é a localização na Zona Franca, permitindo importar componentes do Japão com preço competitivo.

[Ínicio da Fabricação no Brasil - A primeira CG]
Teve ínicio em setembro de 1976 a produção do primeiro modelo da CG125 (conhecida popularmente como "CG Bolinha"), uma moto urbana de mecânica simples. A moto era equipada com motor de 125cc, monocílindrico com refrigeração a ar (o câmbio era de 4 marchas). O design seguia o estilo das grande motocicletas época - linhas arredondadas em todas as partes (Tanque, farol, painel, retrovisores etc...). O painel não tinha muita coisa (velocímetro e luzes de indicação de setas, farol e neutro. Não possuía conta-giros, nem marcador de combústivel). Este modelo ficou em fabricação desde o ano de 1976 até 1983 (Nota: Aprendi a pilotar moto em uma dessas (estava com 10 anos de idade na época) - Na ocasião meu pai adquiriu uma CG125 com câmbio da ML125 - 5 marchas).

CG Bolinha
CG 125 - "Bolinha"


[2ª Fase da CG 125 - A quadradinha (4 strokes)]
Na parte mecânica/ciclística, nada ou quase nada de mudanças. Apenas foi reestilizada para este modelo com linhas retas (o que era moda na época). A moto ganhou tanque quadrado (creio que com maior capacidade para combustível), farol e painel também com linhas retas. Uma pequena carenagem na lanterna traseira. Esta CG 125 foi produzida entre 1983 e 1989. (Nota: A câmbio também era de 4 marchas).

CG 125
CG125


[3º fase da CG 125 - Today]
Creio que a divisora de águas da linha CG foi a Today. O motor desta moto equipou pelo menos duas gerações de suas sucessoras. Trata-se de um motor 125cc, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar. Aqui o câmbio passou a contar com a 5º marcha. Este motor desenvolve 10,4cv a 8.500 rpm. O torque é 1,32 kgfm a 7.000 rpm. O design foi novamente reestilizado, agradando o grande público. As linhas triângulares foram combinadas com as linhas retas da antecessora para dar um ar mais "esportivo" à moto. Esta moto foi produzida entre 1989 e 1994.

CG 125 Today
CG125 Today


[4ª fase da CG125 - Titan]
Aqui começa a história da Titan, nome que fez sucesso junto ao grande público e continua até a atualidade. Como foi dito, não existiu mudanças no motor ou cíclistica quanto à sua antecessora (Today). Apenas o design desta moto foi reestilizado (aqui as linhas arredondadas foram combinadas com linhas retas e triângulares criando um novo conceito em design de motos). Por falar em design, um dos pontos fortes da Honda é apostar no design para consquistar o público. Este modelo da titan foi produzido entre 1994 e 2000. (Nota: Minha primeira moto foi uma dessa - Liberdade: foi muito bom não ter que depender de ônibus)

CG 125 Titan
CG125 Titan


[5ª fase da CG125 - Titan (2º modelo)]
Nesta etapa a Titan foi remodelada. Ganhou linhas agressivas, novos grafismos e alguns detalhes a mais. Neste modelo já existia a opção de se ter uma Titan com freio à disco ou partida elétrica (ou ambos opcionais). Além de que, o painel já vinha com marcador de combústivel e o conjunto óptico era muito mais eficiente do que sua antecessora (lente de farol em policarbonato e o farol voltou a ser redondo). Veio para afirmar a liderança no mercado brasileiro. Este modelo foi produzido entre 2000 até 2004.

CG 125 - Titan Fase 2
CG125 Titan


[6º fase da CG - Titan 150 e Fan 125]

Titan 150 > Aqui o motor foi alterado. A capacidade volumétrica passou de 125cm³ para 150cm³. Com isso o motor ficou mais potente e a moto mais ágil. Passou a ter 14,2cv (versão Sport - 15,3 cv). Ganhou linhas "afuniladas" e mais agressivas. Fez e faz grande sucesso entre os consumidores. É uma moto ágil e econômica. Foi produzida entre 2004 e 2008.
Fan 125 > Seque o praticamente o mesmo design e modelo da CG Titan anterior com motor 125cc. Muda poucos detalhes tais como grafismo dos adesivos e adesivos internos do painel. Creio que a honda manteve este modelo porque ainda possuía muitas peças da CG Titan anterior. Produção entre 2005 até a presente data (ou quase isso, já que na Fan 2010 o motor é 150cc).

CG125 Fan


CG150 Job


CG150 Titan Sport


CG150 Titan


[7º fase da CG - Nova Titan 150 e Nova Fan 125/150]
Bem... Vou resumir nesta fase alguns modelos lançados da linha CG nos últimos 2 anos. A nova Titan 150 (moto dos Power Rangers?) já com injeção eletrônica e agora também com mix de combustível. Novo design inovador, novo painel de instrumentos. O mesmo acontece para a CG Fan que do motor de 125cm³ passou a contar com motor 150cm³ e injeção eletrônica. Essas duas ainda tomam conta do mercado e fazem grande sucesso.
Estão sendo produzidas de 2009 até a presente data.

Nova CG150 Titan Mix EX


Nova CG150 Fan


Nova CG150 Titan


[Conclusão]
Bem pessoal. Não se pode negar que a CG fez e faz história no nosso país. Imagina quantas pessoas têm alguma estória pra contar, uma aventura, um conto, algum acontecimento junto de sua companheira CG... Espero que tenham gostado da matéria e até a próxima. Abraço para todos.

[Fonte]
Wikipédia [Aqui e aqui];
Google Imagens.

4 comentários:

  1. Correção: a CG 125 (1ª fase) lançada em 1976, possuia sim conta-giros (tacometro). Fui propietário de uma dessas.

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  2. Correção: na cg quadrada, em 1986 já possuiam 5 marchas sendo lançada ainda em 1985 uma edição especial das 5 marchas - a 5SPEED.

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  3. À partir de 1980, surgia a Turuna 125, versão esportiva da CG, com design diferenciado, tampa do tanque em plástico retangular, painel com contagiros e odômetro parcial. O grafismo do painel era em vermelho. As cores disponíveis eram o azul metálico e o vermelho metálico. Surgia também a ML 125, o modelo de luxo da CG. Diferia da CG na quantidade maior de raios nos aros das rodas, nos adesivos, emblemas e no odômetro parcial do painel.
    Em 1983, a Turuna saiu de linha, permanecendo a CG, que perdia o contagiros no painel, e a ML. Ambas seguiam as linhas quadradas da CB 400.

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  4. À partir de 1980, surgia a Turuna 125, versão esportiva da CG, com design diferenciado, tampa do tanque em plástico retangular, painel com contagiros e odômetro parcial. O grafismo do painel era em vermelho. As cores disponíveis eram o azul metálico e o vermelho metálico. Surgia também a ML 125, o modelo de luxo da CG. Diferia da CG na quantidade maior de raios nos aros das rodas, nos adesivos, emblemas e no odômetro parcial do painel.
    Em 1983, a Turuna saiu de linha, permanecendo a CG, que perdia o contagiros no painel, e a ML. Ambas seguiam as linhas quadradas da CB 400.

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